sábado, 10 de julho de 2010

Usuários do Twitter falam sobre os prós e contras de "anabolizar" perfil

A Rede Globo obteve, esta semana, uma liminar judicial que restringe a atuação do portal UOL de usar imagens da Copa do Mundo.

A Globo é dona dos direitos de transmissão da Copa do Mundo no Brasil e, além de faturar com a audiência da TV, tem colhido ótimos resultados com seus sites GloboEsporte.com e SporTV.com graças à exclusividade em poder exibir vídeos completos de jogos da Copa do Mundo.

A legislação brasileira, no entanto, determina que o dono de direitos de grandes eventos ceda ao menos alguns minutos de imagem de cada partida para outros meios de comunicação, em função do interesse jornalístico que estes episódios geram.

A Globo avalia que o UOL extrapola o “limite jornalístico” do uso de imagens da Copa, mantendo vídeos disponíveis mesmo após 48 horas dos jogos, o que na opinião da Rede Globo, não é correto.

A juíza Fernanda Xavier de Brito, da 44ª Vara Cívil do Rio deu razão à Globo e determinou que o UOL retire do ar vídeos dos jogos após o período de dois dias.

O UOL pode recorrer da decisão. A Globo também questiona animações em 3D que o UOL leva ao ar, reproduzindo gols da Copa. Segundo a Globo, os vídeos 3D são feitos a partir de suas imagens o que seria ilegal.

Por trás da disputa judicial, há uma briga comercial por mais audiência e faturamento publicitário dos portais do UOL e da Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário