terça-feira, 13 de julho de 2010

Amazon oferece supercomputador sob demanda

A Amazon apresentou uma nova solução de superprocessamento em nuvem. Chamado de Cluster Computing, o novo sistema é destinado às empresas que precisam de alto desempenho em processamento, mas não querem construir um supercomputador.

O novo serviço é um aprimoramento do EC2, ou Elastic Compute Cloud. Comparado ao EC2, o Compute Cluster oferece maior poder de processamento e conexões de rede mais rápida entre os nós, segundo o anúncio da Amazon. O sistema de tarifa segue o regime sob demanda, ou seja, o valor gerado é proporcional ao uso do serviço.

O sistema funciona em sistema combinado de Linux com o usado pelo cliente. Segundo a Amazon, essa é a melhor forma de trabalhar com tarefas paralelas que podem ser divididas entre os centros e processadas simultaneamente.

Durante os testes, um nó atingiu a velocidade de 41.82 teraflops. Para comparação, o 145º colocado entre os supercomputadores do Top 500 atingiu a marca de 41.88 teraflops.

O serviço é vendido em pacotes que incluem dois processadores Intel QuadCore X5570 Nehalem Xeon. Cada ponto custa 1,60 dólar por hora. O pacote anual sai por 4 290 dólares enquanto a assinatura trienal custa 6 590 dólares. Neste caso, o custo por hora cai para 56 centavos de dólar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário