segunda-feira, 5 de julho de 2010

EUA buscam laptop e pen drive de espião

A polícia da República de Cyprus está procurando o conteúdo de um laptop confiscado que pertencia ao suposto espião russo que desapareceu, disse hoje o ministro da Justiça da ilha mediterrânea.

Loucas Louca disse que autoridades americanas pediram o laptop e “mais de um pen drive” que pertenciam a Christopher Metsos, de 54 anos de idade.

Louca explicou que os pendrives foram confiscados no dia 29 de junho, quando Metsos foi preso tentando embarcar em um voo para Budapeste, na Hungria. Os itens não foram devolvidos a Metsos após um tribunal de Cyprus libertá-lo devido ao pagamento de uma fiança de 33 mil dólares no dia 30 de junho, antes de ele desaparecer.

Metsos é procurado nos Estados Unidos por acusações de ter fornecido dinheiro para um grupo de espiões. Ele chegou a Cyprus no dia 17 de junho, viajando com um passaporte canadense.

O ministro declarou que a busca é parte de um procedimento de rotina para determinar se o laptop contém dados relevantes ao caso, legalmente autorizando autoridades de Cyprus a devolver o computador e os pen drives para autoridades americanas.

O ministro acrescentou que a embaixadora do Canadá na Grécia e em Cyprus, Renata E. Wielgosz, confirmou a legitimidade do passaporte, mas disse que ele foi obtido usando a identidade de um menino que morreu com cinco anos de idade.

O presidente de Cyprus, Dimitris Christofias, afirmou que Metsos provavelmente deixou a ilha.

O desaparecimento de Metsos constrangeu profundamente as autoridades de Cyprus. Porém Christofias rejeitou as críticas do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, argumentando que as autoridades americanas foram lentas ao fornecer certos documentos à polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário