A AOL adotou um software que varre o conteúdo que está sendo gerado na web e aponta quais são os assuntos mais "quentes" daquele momento.
Depois do conteúdo gerado, o software oferece informações sobre o interesse daquele tópico dentro da AOL, combinando seus dados próprios com outros vindos de fontes como o Google e o Facebook.
A iniciativa faz parte do que o vice-presidente sênior da empresa, Marty Moe, chama de "redação do futuro".
Mas não é a primeira ação em direção a um conteúdo mais colaborativo. Há cerca de um ano, a empresa começou a trabalhar um esquema de conteúdo por demanda.
Ela posta no site um tema e o tamanho que o texto deve ter para que jornalistas free-lancers escrevam. Os textos de maior qualidade e com mais informações relevantes são publicados.
O New York Times também está apostando em formas mais abrangentes de gerar conteúdo. O jornal anunciou uma parceria com a New York University para criar um site de notícias para cobrir alguns bairros da cidade. Um ex-editor do NYT será o editor do site, que vai estimular também contribuições da comunidade.
"Queremos continuar expandindo nossa rede de colaboradores na área de Nova York e pelo país, pela associação de indivíduos, empresas e instituições que compartilhem de nossos valores", afirma o editor de iniciativas digitais do NYT Jim Schachter.
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