domingo, 24 de janeiro de 2010

Tuiteiros famosos revelam dificuldades no microblog

"Eu sou burronauta assumidésima, mas adoro essas coisas todas", conta Fafá de Belém, recém-convertida ao Twitter (twitter.com/fafadbelem).

Um dos seus primeiros tuítes foi "Qual é a diferença entre retwitter e reply?", direcionado à filha, a também cantora Mariana Belém (twitter.com/marianabelem). Entusiasta do Twitter, Mariana é a encarregada de ajudar a mãe a domar a novidade tecnológica.

Fafá conta que, em um de seus "arroubos de sinceridade" no Twitter, foi alertada pela filha de que o comentário pudesse ser mal interpretado pelos fãs. Se apagou a mensagem depois? "Não sei como apaga", responde, para depois dar sua célebre gargalhada.

A cantora ainda não sabe usar o Twitter no computador, só em seu celular BlackBerry. "Isso é uma coisa horrível. Eu estava na França e um amigo meu mandou uma mensagem para mim. Eu tentei, apertei um negócio, abri a página dele, não sabia se estava invadindo o espaço dele. Cliquei num negócio, num outro lugar, e apaguei tudo", conta.

No Twitter, Fafá costuma compartilhar informações sobre trânsito e aeroportos.

Outra celebridade que aderiu ao serviço de microblog recentemente é o publicitário Nizan Guanaes (twitter.com/nizanguanaes). Ele também costuma tuitar apenas por meio de seu BlackBerry e às vezes se confunde, enviando mensagens para si próprio. "Mandei um twitter pra mim mesmo", postou em 18 de dezembro.

No mesmo dia, seu filho mostrou a ele um celular otimizado para o Twitter, com o sistema móvel do Google, o Android. "Mas não adianta o celular ser Android se o tuiteiro como eu é debiloid", escreveu.

O apresentador Otávio Mesquita (twitter.com/otaviomesquita) já é um tuiteiro mais experimente, mas teve dificuldades no início.

"Virei repórter sem querer, só fazia merda. Não sabia falar direito, não sabia entrevistar, não sabia falar no microfone. No Twitter foi a mesma coisa, não tinha ideia do que era e comecei a tuitar de uma maneira muito pessoal, achando que estava falando com meu amigo da esquina e dizendo: "Ô, cara, tô com dor de barriga'", afirmou em entrevista à Folha, em outubro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário