quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Windows 7 vai impulsionar netbooks, diz IDC

SÃO PAULO – A estreia do Windows 7, dia 22 de outubro, deve aumentar a confusão que usuários fazem entre netbooks e notebooks.
A previsão é do IDC. O instituto prevê que o novo sistema operacional da Microsoft vai aproximar, em desempenho, computadores pequenos e leves como os netbooks com máquinas mais complexas, como os notebooks.
De acordo com o IDC, uma boa parte dos consumidores já faz confusão entre um net e um notebook. O peso do Windows Vista, no entanto, acaba forçando essa separação, uma vez que para rodar o Vista é preciso um hardware mais poderoso.
A expectativa da consultoria é que os fabricantes de PCs usem as versões mais leves do Windows 7 para equipar netbooks, de forma que estes dispositivos tenham praticamente as mesmas funcionalidades de um notebook.
Para netbooks, a Microsoft desenhou o Seven Starter, versão que exige menos memória e desempenho de hardware. Esta versão não será vendida para usuários finais, mas apenas distribuída para fabricantes embarcarem em máquinas baratas.
No Brasil, haverá também a versão Windows 7 Home Basic, com menos recursos que a Home Premium. Esta opção (Basic ou Premium) existirá apenas nos países chamados “emergentes”, já que nos mercados mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, a decisão da Microsoft é vender apenas licenças Home Premium para usuários finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário