segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Software falso de segurança está instalado em 40 milhões de PCs, diz empresa

A empresa de segurança Symantec alertou que milhões de usuários de computadores foram ludibriados devido à instalação de um software de segurança falso em suas máquinas. Especialistas de segurança da companhia afirmam uma estimativa de por volta de 40 milhões de internautas afetados pela fraude no mundo, e que há mais de 250 versões do software, conhecido como "scareware".
Em reportagem publicada no jornal britânico "The Daily Telegraph", há a informação de que alguns criminosos virtuais estão faturando mais de 750 mil libras (R$ 2,1 milhões), a partir do download e instalação de antivírus falsos em máquinas, fazendo com que os usuários acreditem que seus computadores estão protegidos de piratas virtuais.Na realidade, o software baixado "abre a porta" do computador para o acesso remoto dos cibercriminosos cujo objetivo é obter detalhes do cartão de crédito dos usuários.
A Symantec disse que vendedores do "scareware" fazem ótimos anúncios, a fim de persuadir usuários de internet a comprar o software malicioso. Eles usam alertas em formato pop-up, desenhados exatamente como legítimas mensagens de alerta de companhias de segurança com ótima reputação, dando aos usuários de internet a um falso senso de segurança.
As janelas aparecem quando usuários navegam entre programas e sites --alertando que o computador está comprometido e em risco, caso não se instalem ferramentas de proteção.
"Muitas vezes, de fato, eles estão sendo induzidos para ataques que podem tomar conta dos computadores", disse o vice-presidente de segurança da Symantec, Vincent Weafer. "Eles obtêm a informação do cartão de crédito, qualquer informação pessoal que você tenha colocado na sua máquina", informou ele.
Especialistas em segurança alertam para que usuários não comprem antivírus ou software de segurança a partir de alertas de pop-up, e que sempre efetuem compras diretamente do site das companhias de antivírus, ou de CDs encontrados em lojas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário