SÃO PAULO – Criminosos digitais estão utilizando uma nova técnica que mistura cavalos de troia e antirrootkits para roubar dados de bancos no Brasil.
De acordo com a Trend Micro, a ameaça foi identificada como TROJ_DLOAD.BB que e pode comprometer o sistema de segurança G-Buster Browser Defense, utilizado nas páginas das instituições financeiras.
Ao ser executado, o código malicioso faz automaticamente o download do antirrootkit GMER, um utilitário criado para localizar pragas que se escondem no sistema. Em seguida, ele instala outro cavalo de troia, o TROJ_DAMMI.AB, que corrompe o programa de segurança.
O último passo consiste em encerrar os processos do G-Buster Browser Defense quando o usuário acessa a página do banco. Isso significa que toda a proteção contra roubo de informações e os mecanismos que garantem a privacidade do cliente podem ser desativados.
A Trend Micro informou que os usuários podem utilizar o serviço gratuito do HouseCall, criado para evitar a ameaça.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Preços de celulares devem ter forte queda
HELSINKI - O mercado de celulares deve crescer no 4º trimestre, propelido pelas vendas natalinas, após um ano de queda, despertando temores de batalhas de preços.
O setor de telefonia móvel está encerrando o pior ano de sua história. A maior fabricante mundial de celulares, Nokia, previu no começo deste mês que o volume de vendas em 2009 ficaria 7% abaixo do de 2008, o que implica uma ligeira alta no quarto trimestre.
"O setor está a caminho da recuperação," disse Neil Mawston, analista do grupo de pesquisa Strategy Analytics, prevendo que as vendas de celulares cresceriam 3%, em termos anualizados, no quarto trimestre.
A Strategy Analytics estimou que 291 milhões de celulares tenham sido vendidos no terceiro trimestre, 4% abaixo do total do período em 2008.
Em separado, a IDC estimou queda de 6% para o mercado ante o ano anterior, com 287 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre.
"No terceiro trimestre, vimos alguns canais promovendo aparelhos mais velhos a preços substancialmente mais baixos. Para muitos, isso bastou para estimular a demanda e levar os volumes a uma alta," disse Ramon Llamas, analista da IDC.
A Nokia reduziu os preços dos celulares de toda a sua linha, na metade de outubro, e analistas disseram que os cortes trimestrais de preço se distribuíram de forma equitativa entre os modelos, com desconto médio de 5%.
"O Natal deve ser muito promocional - os cortes de preços no mercado do Reino Unido já são agressivos, especialmente entre os telefones com touchscreen com preço mais baixo," disse Tero Kuittinen, analista da MKM Partners.
Kuittinen explicou que, com todos os fabricantes tentando empurrar seus novos modelos, o setor pode enfrentar excesso de oferta em 2010, como aconteceu em 2001, ainda que naquele ano a oferta excessiva tenha coincidido com uma queda no volume.
O setor de telefonia móvel está encerrando o pior ano de sua história. A maior fabricante mundial de celulares, Nokia, previu no começo deste mês que o volume de vendas em 2009 ficaria 7% abaixo do de 2008, o que implica uma ligeira alta no quarto trimestre.
"O setor está a caminho da recuperação," disse Neil Mawston, analista do grupo de pesquisa Strategy Analytics, prevendo que as vendas de celulares cresceriam 3%, em termos anualizados, no quarto trimestre.
A Strategy Analytics estimou que 291 milhões de celulares tenham sido vendidos no terceiro trimestre, 4% abaixo do total do período em 2008.
Em separado, a IDC estimou queda de 6% para o mercado ante o ano anterior, com 287 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre.
"No terceiro trimestre, vimos alguns canais promovendo aparelhos mais velhos a preços substancialmente mais baixos. Para muitos, isso bastou para estimular a demanda e levar os volumes a uma alta," disse Ramon Llamas, analista da IDC.
A Nokia reduziu os preços dos celulares de toda a sua linha, na metade de outubro, e analistas disseram que os cortes trimestrais de preço se distribuíram de forma equitativa entre os modelos, com desconto médio de 5%.
"O Natal deve ser muito promocional - os cortes de preços no mercado do Reino Unido já são agressivos, especialmente entre os telefones com touchscreen com preço mais baixo," disse Tero Kuittinen, analista da MKM Partners.
Kuittinen explicou que, com todos os fabricantes tentando empurrar seus novos modelos, o setor pode enfrentar excesso de oferta em 2010, como aconteceu em 2001, ainda que naquele ano a oferta excessiva tenha coincidido com uma queda no volume.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Nintendo venderá DSi com tela maior
O fabricante japonês Nintendo lançará no próximo mês, no Japão, uma versão avançada de seu console portátil DSi, o DSi LL, que tem como principal novidade com uma tela maior que a do modelo anterior.
O Nintendo DSi LL sairá à venda no Japão em 21 de novembro a um preço de 20 mil ienes (150 euros) e terá uma tela de 4,2 polegadas, frente às 3,25 polegadas do DSi, o que o equipara em tamanho ao portátil PSP da concorrente Sony.
A empresa japonesa tornou assim oficiais os rumores que há dias vinham anunciando o lançamento da versão avançada do DSi.
Um porta-voz da companhia disse hoje que está previsto que o novo DSi LL saia à venda na Europa entre janeiro e março de 2010, e, por enquanto, não se sabe a data de comercialização na América Latina.
Também afirmou que a tela oferece maior ângulo de visão, o que permitirá que várias pessoas possam vê-la com conforto de forma simultânea.
Em termos de funcionalidade interna, o DSi LL é similar ao antecessor, com a possibilidade de se conectar à rede por meio de Wi-Fi.
A bateria tem duração de nove a 11 horas com a tela em condições normais, enquanto, com brilho máximo, é de até cinco horas.
Com um tamanho de 16 por 9 centímetros e espessura de 2,12 centímetros, o novo modelo da Nintendo conta com uma caneta para facilitar as operações na tela.
O anúncio do lançamento do DSi LL coincidiu com a divulgação dos resultados semestrais da companhia, que reduziu seu lucro entre abril e setembro em 52%, para 522 milhões de euros.
A Nintendo levou ao mercado o console portátil DS em dezembro de 2004 e, em novembro do ano passado, apresentou a versão DSi, equipado com câmara e reprodutor de áudio.
Até agora, a Nintendo vendeu 113,48 milhões de consoles da linha DS, incluindo 28,12 milhões no Japão.
O Nintendo DSi LL sairá à venda no Japão em 21 de novembro a um preço de 20 mil ienes (150 euros) e terá uma tela de 4,2 polegadas, frente às 3,25 polegadas do DSi, o que o equipara em tamanho ao portátil PSP da concorrente Sony.
A empresa japonesa tornou assim oficiais os rumores que há dias vinham anunciando o lançamento da versão avançada do DSi.
Um porta-voz da companhia disse hoje que está previsto que o novo DSi LL saia à venda na Europa entre janeiro e março de 2010, e, por enquanto, não se sabe a data de comercialização na América Latina.
Também afirmou que a tela oferece maior ângulo de visão, o que permitirá que várias pessoas possam vê-la com conforto de forma simultânea.
Em termos de funcionalidade interna, o DSi LL é similar ao antecessor, com a possibilidade de se conectar à rede por meio de Wi-Fi.
A bateria tem duração de nove a 11 horas com a tela em condições normais, enquanto, com brilho máximo, é de até cinco horas.
Com um tamanho de 16 por 9 centímetros e espessura de 2,12 centímetros, o novo modelo da Nintendo conta com uma caneta para facilitar as operações na tela.
O anúncio do lançamento do DSi LL coincidiu com a divulgação dos resultados semestrais da companhia, que reduziu seu lucro entre abril e setembro em 52%, para 522 milhões de euros.
A Nintendo levou ao mercado o console portátil DS em dezembro de 2004 e, em novembro do ano passado, apresentou a versão DSi, equipado com câmara e reprodutor de áudio.
Até agora, a Nintendo vendeu 113,48 milhões de consoles da linha DS, incluindo 28,12 milhões no Japão.
Google lança serviço de busca de músicas, mas não oferecerá downloads
O Google deu seu primeiro passo no mercado de música on-line, com o lançamento de um serviço de busca de canções na internet --mas a companhia não permitirá o download dos arquivos em seu portal, e apenas dirigirá o internauta a páginas nas quais isso será possível.
Google vai lançar novo serviço de músicas, diz site
Por meio de um evento em Hollywood e uma postagem em seu blog corporativo (a íntegra, em inglês, está disponível aqui), o Google anunciou seu mais recente lançamento, que já estará disponível a partir de hoje nos Estados Unidos.
A partir de agora, os usuários que escreverem o título ou trechos de uma música no campo de busca do Google verão entre os resultados links para ouvi-la.
Quem clicar nesses links poderá ouvir a música procurada em parte ou na íntegra em sites de parceiros do Google como Lala e iLike, de propriedade do MySpace.
Não será possível baixar a canção diretamente da página do Google, mas haverá links para páginas de parceiros do buscador que oferecem o download.
Também haverá entre os resultados links para portais como Rhapsody e Pandora para que o internauta possa encontrar música relacionada ao que foi procurado no buscador do Google.
"Este é apenas o primeiro passo para fazer com que as buscas sejam mais musicais", diz a postagem sobre o serviço no blog da companhia, assinada por Murali Viswanathan, gerente de produto, e Ganesh Ramanarayanan, engenheiro de software.
O Google reconhece que o espectro musical é imenso e muitas canções não estarão disponíveis, mas espera melhorar o serviço com o tempo.
Paralelamente ao anúncio em seu blog, o Google realizava em Los Angeles um evento de apresentação oficial do novo serviço com um painel de discussão sobre o tema e a participação de membros das bandas Linkin Park, OneRepublic e Dead By Sunrise, entre outras.
Embora algumas versões apontavam que o Google receberia de seus parceiros parte da renda gerada por downloads pagos, os responsáveis pelo site de buscas desmentiram tal boato e asseguraram que as receitas do novo serviço serão geradas pela publicidade online, assim como no resto de suas páginas.
Com este passo, o Google entra em um negócio relativamente novo para a companhia, mas a empresa já está acostumada a andar por terrenos pouco ou nada relacionados com buscas na rede.
Também hoje, o Google anunciou o lançamento do Google Maps Navigation, um navegador GPS que funcionará em telefones celulares junto com a próxima versão de seu software Android. O Droid, da Motorola, será o primeiro aparelho equipado com este sistema.
O negócio do download pago de música vem ganhando força na internet. Segundo um estudo da empresa de consultoria NPD, as vendas de CDs ainda representam 65% do total, mas caem entre 15% e 20% por ano.
Os downloads legais crescem na mesma percentagem. Assim, suas receitas se igualarão às das vendas de CDs no final de 2010.
Em países como os EUA, a maior fatia da venda de músicas pela internet está nas mãos do iTunes, a loja online da Apple, da qual o Google hoje se transforma em concorrente indireto.
O iTunes já vendeu mais de 6 bilhões de músicas desde seu lançamento em 2003.
Google vai lançar novo serviço de músicas, diz site
Por meio de um evento em Hollywood e uma postagem em seu blog corporativo (a íntegra, em inglês, está disponível aqui), o Google anunciou seu mais recente lançamento, que já estará disponível a partir de hoje nos Estados Unidos.
A partir de agora, os usuários que escreverem o título ou trechos de uma música no campo de busca do Google verão entre os resultados links para ouvi-la.
Quem clicar nesses links poderá ouvir a música procurada em parte ou na íntegra em sites de parceiros do Google como Lala e iLike, de propriedade do MySpace.
Não será possível baixar a canção diretamente da página do Google, mas haverá links para páginas de parceiros do buscador que oferecem o download.
Também haverá entre os resultados links para portais como Rhapsody e Pandora para que o internauta possa encontrar música relacionada ao que foi procurado no buscador do Google.
"Este é apenas o primeiro passo para fazer com que as buscas sejam mais musicais", diz a postagem sobre o serviço no blog da companhia, assinada por Murali Viswanathan, gerente de produto, e Ganesh Ramanarayanan, engenheiro de software.
O Google reconhece que o espectro musical é imenso e muitas canções não estarão disponíveis, mas espera melhorar o serviço com o tempo.
Paralelamente ao anúncio em seu blog, o Google realizava em Los Angeles um evento de apresentação oficial do novo serviço com um painel de discussão sobre o tema e a participação de membros das bandas Linkin Park, OneRepublic e Dead By Sunrise, entre outras.
Embora algumas versões apontavam que o Google receberia de seus parceiros parte da renda gerada por downloads pagos, os responsáveis pelo site de buscas desmentiram tal boato e asseguraram que as receitas do novo serviço serão geradas pela publicidade online, assim como no resto de suas páginas.
Com este passo, o Google entra em um negócio relativamente novo para a companhia, mas a empresa já está acostumada a andar por terrenos pouco ou nada relacionados com buscas na rede.
Também hoje, o Google anunciou o lançamento do Google Maps Navigation, um navegador GPS que funcionará em telefones celulares junto com a próxima versão de seu software Android. O Droid, da Motorola, será o primeiro aparelho equipado com este sistema.
O negócio do download pago de música vem ganhando força na internet. Segundo um estudo da empresa de consultoria NPD, as vendas de CDs ainda representam 65% do total, mas caem entre 15% e 20% por ano.
Os downloads legais crescem na mesma percentagem. Assim, suas receitas se igualarão às das vendas de CDs no final de 2010.
Em países como os EUA, a maior fatia da venda de músicas pela internet está nas mãos do iTunes, a loja online da Apple, da qual o Google hoje se transforma em concorrente indireto.
O iTunes já vendeu mais de 6 bilhões de músicas desde seu lançamento em 2003.
Google lança novo Orkut, que exige mais do navegador
O Google apresentou na manhã desta quinta-feira (29) a nova versão do Orkut, rede social mais utilizada do país. A plataforma foi redesenhada e exigirá mais do navegador do internauta. A empresa sugere que os usuários tenham uma edição atualizada do Chrome, Firefox, Safari ou Internet Explorer para navegar no novo Orkut.
A equipe global de desenvolvimento do Google trabalhou por cerca de nove meses até chegar nesta nova versão. A migração para ela será realizada por meio de convites. Até o final do primeiro semestre de 2010, o Google espera que todos internautas já acessem o novo Orkut.
Na nova versão, é possível definir que grupos de amigos terão acesso às imagens de seu álbum de foto --inclusive aqueles que não têm acesso à rede social. O Orkut também vai oferecer a possibilidade de escolher a cor da "home-page" de cada cadastrado.
A área de descrição do usuário ("sobre mim") agora suporta fotos, vídeos do YouTube e outros aplicativos (além do texto). O formato de vídeo também caberá em testemunhos.
Outra ferramenta que chega com a nova versão é o Video Chat, serviço de bate-papo via vídeo que permite aos usuários conversar com sua rede de contatos sem sair do perfil.
Além de uma nova interface, a rede social teve seu código reescrito e tornou-se a maior aplicação do mundo baseada em GWT --Google Web Toolkit, a plataforma de desenvolvimento de aplicativos de web desenvolvida pelo Google.
Neste mês, o Google vazou propositalmente uma tela com o novo visual da rede social. A ação fez parte da divulgação do novo Orkut no "boca a boca".
No entanto, em poucas horas os internautas notaram que o formato que já circulava na rede é semelhante ao que existe há tempos no Facebook, líder de visitação nas redes sociais dos EUA e pelo mundo.
A equipe global de desenvolvimento do Google trabalhou por cerca de nove meses até chegar nesta nova versão. A migração para ela será realizada por meio de convites. Até o final do primeiro semestre de 2010, o Google espera que todos internautas já acessem o novo Orkut.
Na nova versão, é possível definir que grupos de amigos terão acesso às imagens de seu álbum de foto --inclusive aqueles que não têm acesso à rede social. O Orkut também vai oferecer a possibilidade de escolher a cor da "home-page" de cada cadastrado.
A área de descrição do usuário ("sobre mim") agora suporta fotos, vídeos do YouTube e outros aplicativos (além do texto). O formato de vídeo também caberá em testemunhos.
Outra ferramenta que chega com a nova versão é o Video Chat, serviço de bate-papo via vídeo que permite aos usuários conversar com sua rede de contatos sem sair do perfil.
Além de uma nova interface, a rede social teve seu código reescrito e tornou-se a maior aplicação do mundo baseada em GWT --Google Web Toolkit, a plataforma de desenvolvimento de aplicativos de web desenvolvida pelo Google.
Neste mês, o Google vazou propositalmente uma tela com o novo visual da rede social. A ação fez parte da divulgação do novo Orkut no "boca a boca".
No entanto, em poucas horas os internautas notaram que o formato que já circulava na rede é semelhante ao que existe há tempos no Facebook, líder de visitação nas redes sociais dos EUA e pelo mundo.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Google compra YouTube
Google, a gigante das buscas, comprou o site de videos online YouTube por 1.65 bilhões de dólares, em ações da empresa.
Um dos fatos mais curiosos da transação é que a Google já possui um site próprio da marca concorrente direto do YouTube, o Google Video, o que faz com que muitos analistas olhem torto para essa negociação, que pode ser interpretada por um ponto de vista All Your Base Are Belong To Us por parte da Google, devorando vorazmente a concorrência, diminuindo assim a competição, algo que a distanciaria do mantra Do No Evil.
Outros pontos de discussão sobre a venda involvem à capacidade de monetização do site, com seus gastos colossais para a transferência de dados, e o alto potencial para processos de violação de direitos autorais que o site evoca.
Mas esses pontos para a Google aparentemente são aventuras emocionantes, já que seu ponto forte sempre foi gerar retorno financeiro com o conteúdo alheio, (e.g.: buscas por páginas no Google, notícias no Google News, etc), e ao mesmo tempo lidando com os processos que aparecem resultados dessa capitalização.
Um dos fatos mais curiosos da transação é que a Google já possui um site próprio da marca concorrente direto do YouTube, o Google Video, o que faz com que muitos analistas olhem torto para essa negociação, que pode ser interpretada por um ponto de vista All Your Base Are Belong To Us por parte da Google, devorando vorazmente a concorrência, diminuindo assim a competição, algo que a distanciaria do mantra Do No Evil.
Outros pontos de discussão sobre a venda involvem à capacidade de monetização do site, com seus gastos colossais para a transferência de dados, e o alto potencial para processos de violação de direitos autorais que o site evoca.
Mas esses pontos para a Google aparentemente são aventuras emocionantes, já que seu ponto forte sempre foi gerar retorno financeiro com o conteúdo alheio, (e.g.: buscas por páginas no Google, notícias no Google News, etc), e ao mesmo tempo lidando com os processos que aparecem resultados dessa capitalização.
Orkut agora é aberto a todos
Se você não tem amigos, ou se os que tem acham você chato e não quiseram lhe mandar convites pro Orkut, agora é a hora! A Google decidiu abrir o seu site de relacionamento social Orkut à todos que estiverem interessados em se cadastrar.
Aparentemente o cadastro aberto é restrito à alguns países, e o Brasil faz parte desta lista.
Aparentemente o cadastro aberto é restrito à alguns países, e o Brasil faz parte desta lista.
Assinar:
Postagens (Atom)