terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Russo cria vodka em pílula

Professor da Universidade Técnica de São Petesburgo desenvolve técnica que transforma praticamente qualquer bebida em pílulas.

Segundo reportou o The Indian Post, Evgeny Moskalev criou as “pílulas alcoólicas” usando um método que transforma álcool em uma espécie de farinha.

Esse pó pode então ser empacotado em pílulas e, segundo a reportagem, o professor teria afirmado que pode transformar qualquer solução líquida.

Até agora, ele teria testado a invenção em bebidas com até 96% de teor alcoólico, permitindo o encapsulamento de whisky, conhaque, cerveja, vinho e, claro, vodka.

A bebida em pílulas poderia ser útil em festas para você saber exatamente a quantidade necessária no preparo de um coquetel – no entanto, a reportagem não esclarece perguntas importantes para quem aprecia uma dose: será que as pílulas podem ser geladas, ou você deve engoli-las quente mesmo?

Unicamp oferece cursos virtuais gratuitos

A área de educação a distância da Unicamp oferece mini cursos virtuais gratuitos sobre tecnologia para qualquer pessoa interessada em ampliar seus conhecimentos.

Segundo a instituição, não é preciso fazer inscrição para acessar o conteúdo das aulas. Outra vantagem é que, além de estudar online, ainda é possível baixar arquivos com todo o material do curso.

“Todo o material didático do projeto Mini Cursos Virtuais, desenvolvido pela equipe de Educação a Distância do Centro de Computação da Unicamp, é de uso livre, gratuito e irrestrito, licenciado segundo os termos da licença GNU/FDL (Free Documentation License) criada pela Free Software Foundation”, informa a instituição.

Entre os cursos listados estão o de CSS, Busca na Web, Concurrent version System, Conceitos Básicos sobre videoconferência, Criação de Homepages e tecnologia XML, por exemplo.

Para auxiliar no aprendizado, estão disponíveis ferramentas e glossários que ajudam os estudantes entender os termos utilizados nas apresentações.

Os interesados podem acessar os cursos a partir da página www.ead.unicamp.br/minicurso/.

Para melhorar 3G, teles devem dividir redes

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fez uma lista de pedidos às empresas de telefonia móvel para melhorar a qualidade das conexões 3G no país.

Encontro entre o superintendente da agência, Jarbas Valente, e diretores de seis operadoras móveis – entre elas TIM, Vivo, Claro e Oi – acordou testes de compartilhamento de redes em várias cidades do país.

A ideia se baseia em somar toda a infraestrututura 3G disponível no país para dar conta de picos de acesso. Assim, por exemplo, se um cliente da operadora A enfrentar tráfego lento demais, sua conexão vai direto para a operadora B ou C que cobrir a mesma área e tiver um fluxo de dados menor naquele momento.

Esta técnica já é praticada em municípios com menos de 30 mil habitantes, onde não há grande infraestrutura de redes móveis. Agora, no entanto, a Anatel propõe ampliar esse modelo. Segundo a agência, é possível registrar o quanto cada operadora usou da rede de sua concorrente e, ao final de cada mês, promover uma compensação entre elas.

Assim, quem usar mais os serviços de outra tele, deverá remunerá-la por isso. Esta medida serviria para melhorar um pouco a qualidade do 3G em situações pontuais, como pico de tráfego de dados em uma ou outra tele.

Além disso, a Anatel afirma que pressionou as teles para equilibrar a relação entre oferta e demanda, só comercializando serviços que têm plena capacidade de cumprir. Assim, quem não investir mais recursos em sua infraestrutura, não deve vender novas contas para conexão em sua rede.

A agência divulgou ainda que vai monitorar as ofertas e promoções de fim de ano feitas por cada tele no país. As operadoras deverão comprovar que têm capacidade de atender ao aumento no número de usuários em suas redes móveis.

O encontro entre teles e Anatel serviu ainda para discutir investimentos necessários para atender aos grandes eventos que o Brasil vai sediar a partir de 2011. Entre eles estão os Jogos Mundiais Militares de 2011, a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Todos estes eventos vão demandar uso intensivo de infraestrutura de telecomunicações nas cidades que sediarão as competições.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Solteiros acessam vídeos pornôs na web duas vezes mais que casados

Quase todos os homens assistem a vídeos pornográficos, mas isso não afeta suas relações com as mulheres ou seus comportamentos sexuais, afirmou o pesquisador canadense Simon Louis Lajeunesse, após um estudo de dois anos sobre a questão. A pesquisa também constatou que os solteiros assistem vídeos pornográficos quase duas vezes mais do que casados.

Lajeunesse desmentiu a tese segundo a qual os homens que assistem a vídeos pornográficos buscam reproduzir na vida real o que veem na tela, assim como a suposta existência de uma ligação entre a pornografia e a violência sexual contra as mulheres.

"Isso seria o mesmo que dizer que os comerciais da vodca Smirnoff levam ao alcoolismo", comparou o sociólogo.

Na maioria das vezes, trata-se apenas de satisfazer uma "fantasia marginal", afirmou.

O pesquisador teve problemas para conduzir seu estudo, já que as locadoras de vídeos eróticos e os sex-shops se recusaram a transmitir seus pedidos de entrevista a seus clientes.

Somente professores universitários lhe permitiram falar com estudantes, 2.000 pessoas no total, em maioria mulheres. Apenas 20, todos heterossexuais, aceitaram conversar com ele demoradamente.

Todos os entrevistados confirmaram que assistem a vídeos pornográficos na internet. A primeira constatação é a de que os solteiros acessam quase duas vezes mais sites de pornografia do que os casados, com uma média de três sessões de 42 minutos por semana contra 1,7 de 27 minutos por semana.

A segunda constatação é a de que quase todos acessam sites eróticos sozinhos. Segundo a pesquisa, a grande maioria das pessoas entrevistadas não gosta de compartilhar este momento com alguém --inclusive com seu parceiro. Alguns integram a pornografia em um programa mais amplo, como explicou um entrevistado citado por Lajeunesse: "um bom jantar, um bom filme e uma masturbação".

De acordo com a pesquisa, os homens procuram na pornografia fantasias já formadas quando se depararam com ela pela primeira vez, por volta dos 12 anos. Porém, na maioria das vezes, a fantasia "perde o encanto ao contato da realidade".

Assim, um estudante confessou a Lajeunesse que fantasiou com sua performance durante uma orgia até que teve a oportunidade de participar de uma na vida real e não conseguiu.

Para Lajeunesse, as teses do "espelho", segundo a qual as pessoas que assistem a filmes pornográficos querem imitar na vida o que veem na tela, e a da "catarse", segundo a qual a pornografia permite limpar alguns impulsos e "purifica" o usuário, são nulas.

Na opinião do pesquisador, os homens fazem uma separação clara entre suas fantasias e a vida real. Um dos entrevistados lhe disse por exemplo que não sonha em ficar com uma atriz de filmes pornográficos. "Não poderia apresentá-la aos meus pais", justificou.

"Horário nobre" da web no mundo ocorre entre 21h e 1h

O momento em que há mais internautas navegando na internet difere do tradicional horário nobre das televisões, segundo o estudo Cisco Visual Network Index, divulgada nesta segunda-feira (7).

De acordo com o trabalho, no mundo todo, o "período de uso intensivo" da internet ai de aproximadamente 21h até a 1h no mundo inteiro. Isso está em contraste com o horário nobre da TV, entre 19h e 23h, na maioria dos mercados globais.

Ainda segundo a pesquisa, neste período específico, 25% (ou 93,3 Mbytes por dia a cada conexão) do tráfego global de internet são gerados.

Uma hora de pico de internet tem 20% mais tráfego do que uma hora fora do horário de pico. Uma hora de pico de internet tem média de 18 Mbytes de tráfego por conexão por hora, enquanto que a média para horários fora do pico é de 15 Mbytes de tráfego por conexão, a cada hora.

Média de tráfego

Cada usuário de internet banda larga no mundo detém, em média, uma participação diária de 11,4 Gbytes mensais no tráfego da internet --o que equivale a cem arquivos de música MP3, 3.000 e-mails de texto ou 360 e-books apenas com texto, segundo apontou a pesquisa. O trabalho foi conduzido a partir de dados obtidos com provedores móveis, fixos e a cabo na América do Norte, América Latina, Europa, Ásia Pacífico e vários mercados emergentes.

No mundo inteiro, uma conexão média de banda larga consome cerca de 4,3 Gbytes de tráfego de aplicativos de rede visual --serviços avançados, tais como vídeo, rede social e colaboração-- por mês. Se mensurado a partir de cada conexão diária, esse valor é aproximadamente equivalente a 20,5 vídeos de internet curtos ou aproximadamente 1,1 hora de vídeo de internet (seja por streaming, embutido em uma página web ou visualizado como parte de comunicações por vídeo).

Brasil

O trabalho indica ainda que o tráfego de vídeo pela internet será 24 vezes maior no Brasil até 2013, em comparação ao final de 2008. Já o tráfego IP no Brasil irá mais do que dobrar a cada dois anos. Em 2013, será aproximadamente nove vezes maior do que era no final de 2008.

Até 2013, mais de 200 horas de vídeo irão percorrer a internet a cada segundo, apenas no Brasil.

Dentre os países analisados na pesquisa, o Brasil tem uma das mais altas taxas de crescimento previstas. O aumento do tráfego móvel no país será estratosférico até 2013, atingindo um volume 124 vezes maior do que se registrava no final de 2008.

Portal YouTube lança página de acesso rápido a vídeos

O site de compartilhamento de vídeos YouTube lançou uma página acesso rápido a vídeos, que os comprime suficientemente para que sejam acessados sem a necessidade de banda larga.

O lançamento ocorreu na semana passada.

"Uma de nossas prioridades é que os vídeos possam ser carregados e assistidos rapidamente", afirmou o engenheiro do YouTube Chris Zacharias no blog oficial da empresa.

"É preciso reconhecer, em nossa época de satisfação instantânea, que até poucos segundos podem parecer uma eternidade", completou.

A página "YouTube Feather" ("YouTube Pluma"), é acessada para teste em youtube.com/feather_beta.

O site tem visual "muito leve", que reduz a definição das imagens de vídeo para que sejam acessíveis em qualquer parte.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Nokia deve reduzir linha de smartphones pela metade

A Nokia pretende lidar com a crescente concorrência no mercado de smartphones cortando sua linha de produtos pela metade no ano que vem, informaram executivos da unidade de telefones móveis inteligentes da companhia.

A empresa finlandesa continua vendendo mais smartphones que qualquer uma de suas rivais, mas perdeu espaço para a Apple, com o iPhone, e a RIM, fabricante do BlackBerry.

"Vemos uma concorrência muito agressiva, especialmente no setor de alto padrão, mas também vemos um crescimento do setor de smartphones de menor porte", disse a nova chefe da unidade de smartphones da Nokia, Jo Harlow.

"Defenderemos nossa posição, mas acreditamos que também temos as ferramentas necessárias para jogar tanto no ataque quanto na defesa", disse Harlow.

Ela foi nomeada chefe da nova unidade em outubro, após a empresa divulgar uma forte queda de sua participação no mercado de smartphones.

A Nokia, que apresentou cerca de 20 modelos de smartphone em 2009, disse estar cortando seu portfólio pela metade para o ano que vem.

"Cortamos para que possamos ter uma linha de smartphones mais focada para o ano que vem. Poderemos colocar mais empenho sobre esses produtos", disse o chefe de pesquisa e desenvolvimento da unidade de smartphones da Nokia, Antti Vasara.